Pular para o conteúdo principal

As 6 maiores injustiças do Oscar


Sempre que se fala sobre Oscar surgem vários questionamentos em relação aos vencedores dos prêmios. Muitas vezes as estatuetas são dadas a quem realmente merece, mas em outras o vencedor nem de longe merecia o prêmio.

Ao longo da história, vários foram os injustiçados pelo Oscar. Alguns dos grandes nomes do cinema que são grandes referências hoje em dia, por exemplo, nunca levaram uma estatueta para casa.

Às vésperas da cerimônia de 2014, que acontece daqui a pouco, a gente resolveu mostrar para vocês as seis maiores injustiças que já ocorreram na história da premiação.


6. “ROCKY” VENCEU ”TAXI DRIVER”
Sério, Academia? Uma das maiores obras-primas do diretor Martin Scorsese, “Taxi Driver” concorreu a quatro prêmios em 1977, mas não ganhou nenhum. Na categoria de melhor filme, perdeu para “Rocky”, que cá entre nós, não chega nem perto de “Taxi Driver”. Mais injustiça ainda foi com Scorsese, que nem foi indicado como diretor.


5. STANLEY KUBRICK NUNCA GANHOU
Dá para acreditar? Stanley Kubrick é considerado e é um dos maiores gênios do cinema de todos os tempos, mas apesar de ter sido indicado quatro vezes como diretor, nunca levou uma estatueta para casa. E ainda piora! Um dos seus maiores filmes, o clássico “Laranja Mecânica”, também não ganhou em 1971, quando concorreu.


4. “O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN” PERDEU PARA “CRASH - NO LIMITE”                         
Foi uma surpresa geral quando em 2006, “Crash - No Limite” levou a estatueta de melhor filme. Até o apresentador do prêmio, Jack Nicholson ficou espantado. O grande favorito era ”O Segredo de Brokeback Mountain” e, na época, especulou-se até que a Academia teria receio de premiar um filme com temática gay.


3. “CIDADÃO KANE” NÃO GANHOU
Em qualquer curso de Cinema ou de Comunicação do mundo, o clássico filme Cidadão Kane, de Orson Welles, é tido como uma das maiores obras já produzidas na história do cinema. Mas quando concorreu, em 1941, o filme perdeu a estatueta para “Como Era Verde Meu Vale”.


2. ALFRED HITCHCOK NUNCA GANHOU
Assim como Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock é considerado um dos grandes mestres do cinema, mas nunca foi premiado com um Oscar. Nem mesmo sua obra-prima, “Psicose”, rendeu uma estatueta como diretor.


1. O OSCAR DE 1999 INTEIRO
Em nenhum outro ano a premiação do Oscar foi tão esquisita! Até hoje não se sabe quais foram os reais critérios da Academia para dar alguns dos principais prêmios ao morno “Shakespeare Apaixonado”, que é aquele típico filme legalzinho, bem “inho”, que talvez nem merecesse ter sido indicado.

Judi Dench é uma das atrizes mais incrives que esse planeta já teve, isso é fato. Mas ela aparece em apenas duas cenas de ”Shakespeare Apaixonado” e ainda levou a estatueta como Atriz Coadjuvante, batendo atrizes com trabalhos espetaculares naquele ano como Kathy Bates e Rachel Griffiths.

Já na categoria Melhor Atriz, nós brasileiros temos uma desavença pessoal com a academia naquele ano. Gwyneth Paltrow levou o prêmio, que poderia ter sido de Fernanda Montenegro, por “Central do Brasil”. Mas mesmo que não tivesse sido da Fernanda, Emily Watson, Cate Blanchett e Meryl Streep também concorriam e mereciam bem mais o prêmio do que a Gwyneth naquele ano.

E pra encerrar, ”Shakespeare Apaixonado” ainda desbancou “O Resgate do Soldado Ryan” então favorito na categoria Melhor Filme, algo que simplesmente não tem explicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formation, a trágica história de Messy Mya e a violência policial nossa de cada dia

Na semana passada em plena sexta feira de carnaval Beyoncé surpreendeu o mundo ao lançar na surdina seu novo clipe de "Formation", passado alguns dias, o vídeo que ainda não esta listado já tem mais de 22 milhões de visualizações, e contando, mais do que a surpresa, o vídeo tem repercutido e gerado muitas discussões principalmente nos Estados Unidos, reforçados após a sua poderosa apresentação no Super Bowl.  Isso prova que Beyoncé tem um poder enorme de atrair a atenção das pessoas, geralmente por sua musica, suas roupas, suas coreografias, enfim, desta vez Beyoncé decidiu mostrar-se também mais politizada.  O vídeo de Formation denuncia a forma como a população negra de Nova Orleans sofreu com as consequências do furacão Katrina e foi esquecida pelo governo Bush, em 2005. O vídeo também reverencia os protestos do movimento “Black Lives Matter”, que acontecem pelo país há pelo menos um ano e meio, desde a morte do adolescente Michael Brown, que mesmo desarmado foi mort...

Os dez melhores jogos para Facebook de 2012

O Facebook tornou-se uma importante plataforma de jogos unindo rede social, chating e games, em uma interessante mistura que tem atraído mais e mais produtoras e popularizando o gênero: games sociais. Nós do blog Megazine separamos os dez melhores games do Facebook para que você jogue, brinque, divirta-se e possa enviar convites à vontade para os seus amigos sem medo que elas pensem que você está importunando. 10 - Avengers Ultimate Alliance O filme “Os Vingadores” fez um enorme sucesso nos cinemas. Porém, a Marvel não esperava que o jogo para Facebook, Avengers Ultimate Alliance, também alcançasse tanta popularidade na rede social. Avenger Alliance é um profundo RPG de turnos com muito conteúdo para você configurar e controlar os heróis da Marvel, como Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Wolverine e muito mais. 9 - Yu-Gi-Oh! BAM Um excelente game para os fãs de anime e mangá, especialmente de Yu-Gi-Oh! Yu-Gi-Oh!. O título é  um RPG que mi...

Como não amar a Mapei e seu fantástico single ‘Don’t Wait’

Há músicas que a gente ouve pela primeira vez e já antecipa a reação: aquilo vai rolar algumas vezes no fone de ouvido ou caixinha de som antes do mouse encontrar o botão que muda de faixa. O caso mais recente aconteceu comigo quando ouvi pela primeira vez a musica ‘Don’t Wait’, criação incrível da cantora Mapei , estadunidense de origem, mas sueca de residência atual. Pode ser que ela não seja totalmente uma novidade para algumas pessoas, já que o single foi lançado oficialmente em outubro do ano passado. Mas como só agora o processo de divulgação está acontecendo, resolvemos falar um pouquinho mais sobre essa moça. Com influências dos mais variados estilos bebendo no soul, R&B, synth-pop e até funk, Mapei está trabalhando em seu primeiro álbum de estúdio, que deve sair ainda este ano pela Downtown Records . Sobre a faixa a única coisa que dá pra dizer é que suas batidas simples e vocais envolventes consegue transportar quem está ouvindo para uma atmosfera íntima e única....