Pular para o conteúdo principal

Sobre a cena mais lamentável de Amor à Vida


Todo mundo viu a cena que foi ao ar na segunda feira na novela Amor a Vida inclusive nós, e diferente da maioria agente detestou e abaixo reproduzimos um texto do site Box de Séries que reproduz exatamente o que pensamos sobre  a cena mais lamentável em Amor à Vida.

Parem e pensem um pouquinho. Você é um autor de novelas renomado, que fez uma carreira muito sólida nos horários das seis e das sete. E você f oi convocado para escrever um folhetim no horário nobre. E ainda conseguiu criar um vilão aceitável, que caiu nas graças do público. E esse vilão tem um segredo bombástico porque jogou a sobrinha recém-nascida em uma caçamba coletora de lixo. E esse vilão será desmascarado em uma cena aguardada ao longo de toda a novela.

Para completar a situação hipotética, você tem à sua disposição o talento de Antônio Fagundes, de Nathália Timberg, de Susana Vieira, de Elizabeth Savalla, de Mateus Solano. E o que é que você consegue fazer com tudo isso?

NADA. Você só é capaz de escrever uma cena lamentável, constrangedora, desnecessária.


A começar pela construção narrativa que culminou na cena de segunda-feira da novela Amor à Vida. Se já não bastasse chupinhar Grey’s Anatomy, o senhor Walcyr Carrasco transformou o Fagundão no agente Peyton Driscoll. Echarpe com marcas de sangue preservadas por mais de dez anos, secretária pegando as digitais do patrão impressas em uma xícara, contatos com um datiloscopista (nunca achei que um personagem de novela fosse usar essa palavra durante uma discussão fazendo soar tão normal quanto a palavra “sofá”). E eu lá, sentado no meu sofá, presenciando esse circo de horrores.

E os diálogos? Meu Deus, os diálogos! Que coisa mais fraca! “Vamos levar o caso à polícia?”. “Não, não é mais caso de polícia, É CASO DE VIDA.” Até eu que sou mais leigo, sei que sequestro, tentativa de homicídio, omissão de socorro,tudo  é caso de polícia. Aí vem a Timberg e repete tudo o que já foi dito, só que com outras palavras: “César, você pretende levar o caso à polícia?”. E qual a resposta que o Driscoll dos trópicos dá? “Não, isso prejudicaria muito o San Magno.” E o Salvador, que de salvador só o corpo mesmo, assume a voz dos milhões de brasileiros, e pergunta: “Até numa hora dessas o senhor pensa no hospital?!”. Como bem disse a Gi, minha amiga, o nome da novela deveria ser AMOR AO HOSPITAL, que a vida mesmo não conta. Obrigado, Gi!

Só que o pior não é isso. Paolla Oliveira, que todo mundo sabe que tenho certa ojeriza, tem mais uma chance de provar que é mais que um rostinho bonito na televisão, faz sabe o quê? Faz sua tradicional cara de louca reloaded, borra o rímel, fecha os olhos como se tivesse mil graus de miopia e faz a louca desolada, uivando. Como é que alguém continua investindo nessa moça? Deixa ela como coadjuvante e tá tudo em casa.


Pior que ela só o moleque que faz o filho do Félix e que eu nem me dei ao trabalho de googlear para saber o nome do ator. Afinal, além de não ter paciência com quem tá começando, eu não sou obrigado a saber o nome de ator péssimo. O couro comendo, o circo pegando fogo, e ele lá, estático, impassível, com aquela cara de lhama em pleno Dia da Marmota! Isso porque eu nem vou falar do mordomo.

Savalla avulsa, só dizendo algumas expressões de “oh”, “meu menininho”, e coisas do gênero. Não agregou valor ao camarote.

E o pastor? Gente, que fala é essa: “Evangélico não mente”? E para que sutileza se eu posso dar closes constantes nas letras garrafais de uma capa da BÍBLIA SAGRADA? Isso me deixou ainda mais constrangido diante de tudo isso.

O que salvou nesse balaio de gato? O Mateus Solano, as usual. O cara tá tirando leite de pedra daquele texto medíocre. Épico vê-lo quebrando cadeiras e mais cadeiras (confessa que você sentiu vontade de fazer o mesmo!), enquanto vomitava falas apelativas, retiradas de algum manual de psicologia barata freudiana e se contorcia no chão em posição fetal. Mérito do ator, claro, que conferiu certa dignidade ao texto indigno.

Saí da sala antes da conclusão do evento. Walcyr mirou na grandiosidade e acertou no mediano. Saudades de um bom autor como o João Emanuel Carneiro que conseguiu escrever, como poucos, uma boa cena de desmascaramento de vilão. E depois de segunda, resta a pergunta: tem como ficar pior?

 Texto: José Francisco para o site BOX DE SÉRIES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formation, a trágica história de Messy Mya e a violência policial nossa de cada dia

Na semana passada em plena sexta feira de carnaval Beyoncé surpreendeu o mundo ao lançar na surdina seu novo clipe de "Formation", passado alguns dias, o vídeo que ainda não esta listado já tem mais de 22 milhões de visualizações, e contando, mais do que a surpresa, o vídeo tem repercutido e gerado muitas discussões principalmente nos Estados Unidos, reforçados após a sua poderosa apresentação no Super Bowl.  Isso prova que Beyoncé tem um poder enorme de atrair a atenção das pessoas, geralmente por sua musica, suas roupas, suas coreografias, enfim, desta vez Beyoncé decidiu mostrar-se também mais politizada.  O vídeo de Formation denuncia a forma como a população negra de Nova Orleans sofreu com as consequências do furacão Katrina e foi esquecida pelo governo Bush, em 2005. O vídeo também reverencia os protestos do movimento “Black Lives Matter”, que acontecem pelo país há pelo menos um ano e meio, desde a morte do adolescente Michael Brown, que mesmo desarmado foi mort...

Os dez melhores jogos para Facebook de 2012

O Facebook tornou-se uma importante plataforma de jogos unindo rede social, chating e games, em uma interessante mistura que tem atraído mais e mais produtoras e popularizando o gênero: games sociais. Nós do blog Megazine separamos os dez melhores games do Facebook para que você jogue, brinque, divirta-se e possa enviar convites à vontade para os seus amigos sem medo que elas pensem que você está importunando. 10 - Avengers Ultimate Alliance O filme “Os Vingadores” fez um enorme sucesso nos cinemas. Porém, a Marvel não esperava que o jogo para Facebook, Avengers Ultimate Alliance, também alcançasse tanta popularidade na rede social. Avenger Alliance é um profundo RPG de turnos com muito conteúdo para você configurar e controlar os heróis da Marvel, como Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Wolverine e muito mais. 9 - Yu-Gi-Oh! BAM Um excelente game para os fãs de anime e mangá, especialmente de Yu-Gi-Oh! Yu-Gi-Oh!. O título é  um RPG que mi...

Como não amar a Mapei e seu fantástico single ‘Don’t Wait’

Há músicas que a gente ouve pela primeira vez e já antecipa a reação: aquilo vai rolar algumas vezes no fone de ouvido ou caixinha de som antes do mouse encontrar o botão que muda de faixa. O caso mais recente aconteceu comigo quando ouvi pela primeira vez a musica ‘Don’t Wait’, criação incrível da cantora Mapei , estadunidense de origem, mas sueca de residência atual. Pode ser que ela não seja totalmente uma novidade para algumas pessoas, já que o single foi lançado oficialmente em outubro do ano passado. Mas como só agora o processo de divulgação está acontecendo, resolvemos falar um pouquinho mais sobre essa moça. Com influências dos mais variados estilos bebendo no soul, R&B, synth-pop e até funk, Mapei está trabalhando em seu primeiro álbum de estúdio, que deve sair ainda este ano pela Downtown Records . Sobre a faixa a única coisa que dá pra dizer é que suas batidas simples e vocais envolventes consegue transportar quem está ouvindo para uma atmosfera íntima e única....