Pular para o conteúdo principal

Opinião! Ted, Protógenes e as Classificações Indicativas

Eu já votei em Protógenes Queiroz. Deputado federal eleito por São Paulo pelo PC do B, ele é um dos principais articuladores de CPIs e investigações contra crimes de colarinho branco. Delegado licenciado da PF, ele é um cara (pelo menos aparentemente) disposto a tentar dar um fim na sujeira generalizada que corroi as engrenagens do nosso sistema político.

A alta conta que temos pelo deputado foi manchada com a notícia de que ele está revoltado com a comédia Ted, dirigida pelo nosso querido Seth MacFarlane. Protógenes foi ver o filme com seu filho de 11 anos – sendo que a censura é 16 anos – e saiu da sessão virado no capeta.


“Assisti com o pequeno Juan o filme “TED” uma cena de apologia as drogas (sic): o ursinho Ted e o seu dono consumindo drogas. Isso e um absurdo!”, disse o deputado no Twitter. E completou: “Acionarei os meios legais, a fim de impedir q o lixo o filme (sic) infanto-juvenil “TED” seja exibido nacionalmente e apurar responsabilidades”.

As declarações de Protógenes são tão repletas de incoerências que nem sei por onde começar. Primeiro, o filme não é infanto-juvenil. Segundo, não faz apologia às drogas. E terceiro, é claro, como pode um deputado achar que tem o direito de regular o que as pessoas podem ou não ver no cinema? Isso soa como o mais nefasto modus operandi comunista: o da censura. Outra declaração do deputado corrobora: “#foraFilmeTED das telas do cinema brasileiro. Não aceitamos mais esses enlatados culturais americanos no Brasil.”

Talvez o delegado não saiba, em seu discurso universitário, que são esses enlatados culturais americanos que garantem a existência da nossa própria indústria cinematográfica. São eles que dão empregos para milhares de profissionais no Brasil, tanto no cinema e quanto na televisão. E, principalmente, são melhores do que 95% de toda a produção nacional.


Protógenes, em entrevista ao Estadão, disse ter ficado “indignado” ao ver um herói da sua infância – “Flash Gordon” – cheirando cocaína no filme. Muito me surpreende que o deputado tenha como herói justamente um protagonista de um “enlatado norte-americano”…

E aliás, senhor deputado, não fique mal por um herói da sua infância consumir drogas. Certamente, a maioria dos seus heróis já usaram drogas em algum momento de suas vidas. Aliás, o senhor fuma? Bebe?

Mas esse não é o caso. O caso é a dor no coração que dá ver que o Brasil segue passos em direção a um preocupante futuro, onde ideias reacionárias e autoritárias surgem de todos os lados, sejam evangélicos, comunistas, prefeitos e – especialmente – comentaristas de blogs. Urgh!

Talvez o deputado possa, em breve, por a cabeça no lugar. Acredito sinceramente que ele vai perceber que está falando absurdos e deixar a poeira baixar. Capacidade para isso ele tem. E eu quero muito poder votar mais uma vez nele. Mas, essa demonstração de autoritarismo e falta de bom-senso, pelo menos por enquanto, já me fez começar a pensar para quem vai meu voto daqui a dois anos.

Texto: Bruno Ondei

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formation, a trágica história de Messy Mya e a violência policial nossa de cada dia

Na semana passada em plena sexta feira de carnaval Beyoncé surpreendeu o mundo ao lançar na surdina seu novo clipe de "Formation", passado alguns dias, o vídeo que ainda não esta listado já tem mais de 22 milhões de visualizações, e contando, mais do que a surpresa, o vídeo tem repercutido e gerado muitas discussões principalmente nos Estados Unidos, reforçados após a sua poderosa apresentação no Super Bowl.  Isso prova que Beyoncé tem um poder enorme de atrair a atenção das pessoas, geralmente por sua musica, suas roupas, suas coreografias, enfim, desta vez Beyoncé decidiu mostrar-se também mais politizada.  O vídeo de Formation denuncia a forma como a população negra de Nova Orleans sofreu com as consequências do furacão Katrina e foi esquecida pelo governo Bush, em 2005. O vídeo também reverencia os protestos do movimento “Black Lives Matter”, que acontecem pelo país há pelo menos um ano e meio, desde a morte do adolescente Michael Brown, que mesmo desarmado foi mort...

Os dez melhores jogos para Facebook de 2012

O Facebook tornou-se uma importante plataforma de jogos unindo rede social, chating e games, em uma interessante mistura que tem atraído mais e mais produtoras e popularizando o gênero: games sociais. Nós do blog Megazine separamos os dez melhores games do Facebook para que você jogue, brinque, divirta-se e possa enviar convites à vontade para os seus amigos sem medo que elas pensem que você está importunando. 10 - Avengers Ultimate Alliance O filme “Os Vingadores” fez um enorme sucesso nos cinemas. Porém, a Marvel não esperava que o jogo para Facebook, Avengers Ultimate Alliance, também alcançasse tanta popularidade na rede social. Avenger Alliance é um profundo RPG de turnos com muito conteúdo para você configurar e controlar os heróis da Marvel, como Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Wolverine e muito mais. 9 - Yu-Gi-Oh! BAM Um excelente game para os fãs de anime e mangá, especialmente de Yu-Gi-Oh! Yu-Gi-Oh!. O título é  um RPG que mi...

Como não amar a Mapei e seu fantástico single ‘Don’t Wait’

Há músicas que a gente ouve pela primeira vez e já antecipa a reação: aquilo vai rolar algumas vezes no fone de ouvido ou caixinha de som antes do mouse encontrar o botão que muda de faixa. O caso mais recente aconteceu comigo quando ouvi pela primeira vez a musica ‘Don’t Wait’, criação incrível da cantora Mapei , estadunidense de origem, mas sueca de residência atual. Pode ser que ela não seja totalmente uma novidade para algumas pessoas, já que o single foi lançado oficialmente em outubro do ano passado. Mas como só agora o processo de divulgação está acontecendo, resolvemos falar um pouquinho mais sobre essa moça. Com influências dos mais variados estilos bebendo no soul, R&B, synth-pop e até funk, Mapei está trabalhando em seu primeiro álbum de estúdio, que deve sair ainda este ano pela Downtown Records . Sobre a faixa a única coisa que dá pra dizer é que suas batidas simples e vocais envolventes consegue transportar quem está ouvindo para uma atmosfera íntima e única....