É sempre bom ter cuidado redobrado com compras online – e
o caso da Neon Eletro, o mais recente golpe descoberto na área, é um ótimo
exemplo disso. O site, que prometia a venda de lançamentos na área de
eletrônicos a preços que pareciam bons demais para serem verdade (e eram de
mentira mesmo!), não realiza a grande maioria das entregas e se aproveita do
dinheiro pago pelos consumidores desavisados.
O Gizmodo desmascarou o esquema ao entrar em contato com
o Serviço de Atendimento ao Consumidor da loja, notar o alto número de
reclamações de clientes insatisfeitos no Facebook e até consultar o registro do
negócio, que denuncia que o golpe é bem mais antigo e criminoso.
O fim da farsa
TV Sony Bravia de 40” por R$ 1.099, iPhone 5 e iPad de
quarta geração por R$ 999 e Samsung Galaxy S3 por R$ 799. Essas são algumas das
promoções realizadas pela Neon Eletro, que chegou até a anunciar em grandes
veículos de comunicação, como UOL e SBT. Na verdade, cerca de um em cada três
compradores realmente recebia o produto depois de quase dois meses de espera –
e os demais, mesmo reclamando, acabavam sem o dinheiro.
E a história fica pior: o dono do serviço é um empresário
que, de seis em seis meses, abre uma nova loja online de produtos importados
que repete o mesmo golpe de prometer produtos a preços baixos e não enviá-los.
Em um piscar de olhos, o negócio fecha e um novo site totalmente diferente
surge em outro domínio, mas com produtos igualmente irresistíveis.
O preço subiu, mas
ainda está fora da realidade
Depois da denúncia, a Neon Eletro aumentou o preço dos
produtos: em questão de horas, o iPhone 5 passou a custar R$ 1.499, o que ainda
é um valor absurdamente baixo em comparação com outras lojas nacionais. Com as
denúncias, agora espera-se que o responsável seja devidamente investigado.
Por conta dessa e de outras histórias, o Megazine avisa:
fique atento antes de comprar em uma loja pouco credenciada na internet, faça
pesquisas antes de fechar um pedido e, principalmente, desconfie de promoções
anormais.
Fonte: Gizmodo
Texto: Nilton Kleina
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